O passo a passo para que você possa aproveitar os leilões de imóveis com toda a segurança!
Olá, pessoal, tudo bem?
Pois então, se tem uma coisa que pode dar muuuito lucro nesse mercado imobiliário é o tal negócio de leilões de imóveis. Com eles, sabendo observar bem e com cuidado para não entrar em armadilhas, você consegue, realisticamente, arrematar bons imóveis por um valor até 80% abaixo do valor de mercado.
Entretanto, como tudo que é uma boa oportunidade, sempre tem uma galera querendo estragar a diversão inventando golpes, mutretas e afins.
Como diria minha esposa, “sempre tem um pica-pau na Arca de Noé” (sim, acho essa expressão genial e não consigo deixar de imaginá-la sem pensar num pica-pau furando o próprio barco de madeira (emoji rindo)).
No caso dos leilões, o método mais comum de fraude é a utilização de sites falsos, replicando tooodas as informações do site verdadeiro, mas com pequenas mudanças, ofertas bem atrativas e, ao final, a expedição de um boleto.
De qualquer forma, liga não que nesse post vou te trazer a forma mais efetiva de saber se um site de leilão de imóveis é confiável. Bora nessa?
Passo 1: Ir na fonte!
Todo leilão tem uma origem, seja um processo judicial (ex: um leilão por conta de um bem penhorado numa ação de alimentos), seja um procedimento extrajudicial (ex: leilão que surge a partir do não pagamento de um empréstimo).
Sendo assim, digamos que você foi num site e viu um imóvel que estaria sendo leiloado a partir de um leilão extrajudicial da Caixa Econômica Federal. (Importante pontuar, especialmente pra quem ainda está entrando nesse mundo, é que, em regra, não são as instituições que fazem os leilões, ou seja, não é a caixa que faz o leilão, mas sim contrata um leiloeiro pra fazer, entende?)
Primeiro passo é pesquisar “leilões imóveis caixa lista” e clicar no primeiro link que aparece:
Passo 2: Acessar a lista de imóveis que estão sendo leiloados
Clicou no link? Agora é colocar seu estado (Ex: Rio de Janeiro) que aparece tooooda uma lista de imóveis disponíveis. Uma vez que você encontrar o seu imóvel dos sonhos, só clicar em “detalhes”.
Passo 3: Acessar o edital
Na página “detalhes” você vai encontrar o edital. Agora é fazer o download e acessá-lo.
Nunca se esqueça: o edital é como se fosse a “lei” daquele leilão, ou seja, é o documento mais importante de todos e que você SEMPRE deve observar antes de efetuar um lance.
Dentre outras informações, ali vai estar o link do site oficial para aquele leilão! No caso do nosso exemplo, pegando um apartamento na Tijuca, o imóvel estava sendo leiloado no site “clicleilões.com.br”:
Pronto!
Assim você consegue, sem maiores dificuldades, descobrir qual o site real no qual aquele imóvel está sendo leiloado. Se você acabou encontrando o mesmo imóvel noutro site de leilões, muito, muito cuidado.
Provavelmente você acabou encontrando um site falso…
Ah, e detalhe: esse método também vale para leilões judiciais. No caso, ao invés de ir no site do banco, é só ir no processo que originou aquele leilão!
Ah², e se você estiver precisando de assessoria jurídica para ter ainda mais segurança na hora de comprar seu imóvel, seja num leilão, seja fora dele, meu escritório está aqui pronto para te ajudar! Para conversarmos melhor, só clicar no ícone de conversa aqui no canto inferior direito ou mandar sua dúvida pela página "Contato" aqui no site!
Sigamos, Lucas Sena
Comments